Fruto das Angiospermas

Em termos botânicos, o fruto é uma estrutura presente em todas as angiospermas onde as sementes são protegidas enquanto amadurecem. De forma prática, os frutos são quaisquer estruturas das Angiospermas que contém sementes.




Origem





Os frutos derivam-se do ovário das flores. Após a fecundação dos óvulos em seu interior, o ovário inicia um crescimento, acompanhado de uma modificação de seus tecidos provocada pela influência de hormônios vegetais, que interferem na estrutura, consistência, cores e sabores, dando origem ao fruto. Os frutos mantêm-se fechados sobre as sementes até, pelo menos, o momento da maturação. Quando as sementes estão prontas para germinar, os frutos amadurecem, e podem se abrir, liberando as sementes ao solo, ou tornam-se aptos a serem ingeridos por animais, que depositarão as sementes após estas passarem por seu aparelho digestivo. Os fruto verdadeiro se orgina do ovario da planta.Segundo registros fósseis, os primeiros frutos não passavam de folhas carpelares, como as encontradas em Gimnospermas, porém fechadas sobre as sementes, formando folículos. Os frutos mais simples nas espécies atuais possuem estrutura similar, foliculares, mas os mais comuns são frutos formados pela combinação de vários carpelos unidos entre si.

Função





A função primordial dos frutos é a proteção da semente em desenvolvimento, e é a principal razão atribuída pelos estudiosos ao fechamento dos carpelos nas primeiras Angiospermas. Ao longo de sua evolução, as plantas com flores e frutos desenvolveram novos tipos de frutos, e novas estratégias para a dispersão das sementes contidas neles, de forma que nas espécies atuais há uma variedade imensa de cores, formas, estruturas acessórias e sabores, cada qual especializada em uma forma diferente de dispersão de sementes.Há frutos que secam e abrem-se na maturação, simplesmente liberando as sementes sobre o solo. Outros, ao se abrir, expelem as sementes de forma explosiva, arremessando-as a grandes distâncias. Os frutos carnosos normalmente dependem de animais, que carregam os frutos para outros lugares, ou os ingerem, e carregam suas sementes no trato digestivo para serem liberadas longe do local de origem. Certos frutos armados de espinhos agarram-se à pelagem de mamíferos ou penugem de aves, e assim percorrem grandes distâncias. Há ainda frutos providos de alas e pelos, que permitem que flutuem por alguns momentos antes de atingir o solo.

Estrutura básica dos frutos



Os frutos dividem-se basicamente em três camadas: • Epicarpo ou exocarpo: camada externa, normalmente uma camada membranácea e fibrosa; pode ser lisa, rugosa, pilosa ou espinosa, e é popularmente conhecida como casca, camada mais externa do fruto, se origina da epiderme do carpelo. • Mesocarpo: camada imediatamente abaixo do epicarpo, suculenta,que pode ou não armazenar substâncias de reserva. Provém do mesofilo carpelar. • Endocarpo: camada mais interna, normalmente a camada mais rígida que envolve as sementes. Origina-se da epiderme interna da folha carpelar. Em certos tipos de frutos, o endocarpo apresenta-se espessado e muito resistente.Há muitas variações na aparência e na consistência destas camadas. Em frutos capsulares, secos, é comum o mesocarpo ou o epicarpo estarem suprimidos, enquanto a camada restante assume consistência lenhosa. Já em alguns frutos, como ameixas e pêssegos, o mesocarpo é grande e suculento, enquanto o "caroço" corresponde ao endocarpo lenhoso envolvendo a semente, ou amêndoa. Nas melancias, o mesocarpo e uma camada espessa e resistente, e o endocarpo corresponde à polpa vermelha em seu interior. Enfim, todos os frutos partem do mesmo plano básico de três camadas, cada um derivando-se de uma maneira ou de outra em direção a características próprias.

Classificação




Os tipos de frutos são vários, e podem ser classificados de diversas maneiras, seguindo diferentes critérios.
• Quanto à composição:
• Frutos simples: quando os carpelos são unidos entre si, ao menos nos primeiros estágios de desenvolvimento. Ex.: a maior parte dos frutos conhecidos apresentam-se desta forma, como limões, pêras, maracujás, mamões, pepinos e goiabas. • Frutos compostos: os carpelos são separados desde a flor, e desenvolvem-se separadamente. Ex.: morango, magnólia.
Existem infrutescências, como o abacaxi, consideradas pelos leigos como um único fruto, ou um fruto composto. Na verdade, cada "gomo" do abacaxi corresponde a um fruto, originado de um ovário de uma flor. Estas flores são agrupadas de forma compressa em um eixo, de forma que seus ovários aderem-se uns aos outros, formando uma estrutura compacta.
• Quanto à abertura:
• Frutos deiscentes: frutos que abrem-se na maturação, normalmente secos. Ex.: castanha e a maior parte das leguminosas.
• Frutos indeiscentes: frutos que não se abrem espontaneamente. Podem ser secos, lenhosos, ou carnosos. Ex.: laranjas, melões. • Quanto ao tipo:
• Fruto carnoso (apresenta pericarpo suculento):
• Baga: o ovário uni ou multicarpelar com sementes livres, por exemplo: tomate, limão, abóbora, uva, etc.
• Drupa: o ovário unicarpelar, com semente aderida ao endocarpo duro (caroço), por exemplo: pêssego, ameixa, azeitona, etc.
• Folículo
• Cápsula
• Legume
• Aquênio
• Sâmara
• Síliqua • Noz
• Cariopse
• Pixídio
Os tipos são muito variáveis, e há várias sub-categorias para cada um deles, que são pormenorizadas em artigos próprios.

"Frutos" e "Frutas"




Há uma certa confusão entre os termos "fruto" e "fruta". Nem todos os alimentos conhecidos como frutas são frutos, e muitos frutos não são reconhecidos pelo leigo como frutas.
Exemplos de frutos rotulados como "legumes" são a abobrinha, o tomate, e o quiabo, que são frutos por terem se desenvolvido a partir de ovários fecundados, e por apresentarem sementes em seu interior.
Analogamente, pseudofrutos como o abacaxi e o figo são considerados "frutas".

Fonte
:

• VIDAL, Waldomiro Nunes & VIDAL, Maria Rosária Rodrigues (1990). Botânica organografica: quadros sinóticos ilustrados de fanerógamos. (3 ed.). Viçosa: Universidade Federal de Viçosa.

16 comentários:

  1. Anônimo disse...:

    aff texto pessimo

  1. Anônimo disse...:

    Nuss testo ótimo,vlw me ajudou muitoo

  1. Anônimo disse...:

    amei o texto me ajudou muito

  1. Anônimo disse...:

    Texto pessimo. Deveria ter uma tabela dizendo quais são "Bagas, Drupas, Caríopse" etc.

  1. Anônimo disse...:

    otimo ajuda bastante as pessoas

  1. Lenita Ximenes disse...:

    Ótimo material!!! Linguagem de fácil entendimento e rica e conhecimento. Parabéns pelo trabalho.

  1. Anônimo disse...:

    Caraca... Ótima matéria ajudou d+ no meu trabalho de ciências!!! Obrigado!

  1. Anônimo disse...:

    legal

  1. Anônimo disse...:

    Ajudou aqui no Trabalho de Biologia. Valeu ...

  1. Unknown disse...:

    Pode sim, ter faltado alguma coisa... mas [b] ISSO AJUDOU MUITAS PESSOAS NO TRABALHO DE CIÊNCIAS (inclusive eu) [/b].
    [i] Se falta alguma coisa, Adicione mais aqui no comentário, ajude a completar a matéria :) [/i]

  1. Linny disse...:

    Obrigada cara, me ajudou muito em um trabalho. Abraços!

  1. Unknown disse...:

    obrigado ajudou muito minha irma

  1. Unknown disse...:

    Me ajudou bastante no meu trabalho de Biologia

  1. Unknown disse...:
    Este comentário foi removido pelo autor.

Postar um comentário

Autores

Mariana Magalhães
Lucas Hespanha
Iago Scoralick
Victor Mattos
Vinicius Carvalho
Marcelly Hatherly
Daniel Rocha

IFET

IFET
IF Sudeste MG Campus de Juiz de Fora

Seguidores

Tecnologia do Blogger.